domingo, 21 de fevereiro de 2010

Factos e números sobre o ambiente

Sabemos o básico: que os mares e florestas já não são o que eram. Que há espécies que já não existem. E que a reciclagem é o futuro da Terra. Mas não sabíamos que...

- O ar que respiramos pode conter mais de 900 químicos, partículas e materiais biológicos adversos à saúde.

- Um grande poluente pode ser... um bebé? Todos os dias mais 50 milhões de fraldas descartáveis são deitadas no lixo e vão durar cerca de 500 anos a decompor-se. Como já poucas mães, mesmo as mais ecológicas, aceitariam voltar às fraldas de pano, já há marcas que produzem fraldas biológicas. Faça uma visita ao site http://www.superbebes.net/Fraldas.html. ou à loja Pink and Blue (tel. 21 010 68 15). Também pode encontrar fraldas bio (além de muitos outros produtos) no supermercado Miosótis, em Lisboa, totalmente dedicado à venda de produtos biológicos (tel. 21 795 93 57).

- Há agressões diárias onde menos se espera: sabia que a publicidade porta-a-porta também é culpada? São precisos 100 milhões de árvores por dia para fazer ‘junk-mail'...

- Numa casa existem agora mais químicos do que num laboratório há cem anos.

- 75% das áreas piscatórias já foram totalmente espoliadas dos seus cardumes. Mas as árvores ainda estão pior: 80% das florestas mundiais já foram à vida.

- Entre desastres e atropelamentos, os carros matam mais de 40.000 pessoas por ano. De facto os burros andavam mais devagar...

- A quantidade de lixo que produzimos durante a nossa vida corresponde a 600 vezes o nosso peso na idade adulta.

- A natureza demora 3 a 6 meses a reciclar o papel. Demora 500 anos a reciclar um penso higiénico, uma toalhita, um copo de plástico. Se os Descobridores levassem taparueres nas caravelas, ainda hoje cá estavam (os taparueres, claro).

- São precisos 90l de água por dia para alimentar uma vaca. A produção de um quilo de carne consome 100.000 litros (!) de água, enquanto um quilo de cereal exige somente 1900 litros. Dá vontade de nos tornarmos vegetarianos.

- Nunca pensamos na energia como um bem, mas saiba que a União Europeia importa mais de metade da energia que consome. Por exemplo, obtém cerca de 50% do gás a partir de apenas três fontes - a Rússia, a Noruega e a Argélia.

- A âncora de um navio de cruzeiro pode destruir nos fundos marinhos a área correspondente a metade de um campo de futebol.

- Se num dia aquecer apenas a água de que realmente precisa, poupava energia suficiente para acender todos os candeeiros de rua de Portugal.

- A forma como conduzimos afecta a poluição do ar? Menos velocidade significa menos emissão de dióxido de carbono, o principal poluente do ar.

- A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.

- O óleo alimentar usado é altamente poluente: não o atire pelo cano abaixo! Já o pode entregar em vários restaurantes, e cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social. Verifique a lista dos restaurantes em http://www.ami.org.pt/media/pdf/aderentes_oleosnov08.pdf

- Só num ano, teríamos lixo suficiente para encher uma fila de caixotes da Terra à lua. E ainda não se lembraram de o deixar por lá...

- Cada tonelada de papel reciclado salva 17 árvores.

- Nos últimos 25 anos, metade das florestas tropicais da América Central desapareceram graças à produção de carne para o mercado norte-americano.

- Alguns recipientes de plástico, inclusive biberões, contêm um aditivo que serve para endurecer o plástico e torná-lo transparente. Quando a ligação química entre essa substância e o policarbonato do plástico se quebra, mistura-se no líquido contido no recipiente. Este fenómeno é acelerado quando se aquece o plástico. A maioria das pessoas aquece comida no microondas em caixas de plástico... Ainda se está a investigar o efeito que estas substâncias têm nos humanos, mas nos animais sabe-se que podem causar vários problemas de saúde.

- Se nada se fizer para protegê-las, metade de todas as espécies da Terra vão estar extintas dentro de 100 anos.

- Os Humanos consomem 50% de toda a água potável. Todas as outras espécies têm que se contentar com a que sobra.

- Quase 80% das florestas que ainda restam ficam no terceiro mundo, e um terço fica na Rússia e no Brasil.

- O vidro pode ser reciclado quase infinitamente: centenas de vezes, mesmo milhões de vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário